Visto D7 para Portugal
O Visto D7 para Portugal é destinado para cidadãos estrangeiros que possuem renda passiva fora de Portugal, como por exemplo, aposentados, pensionistas e titulares de rendimentos. Ao obter o Visto D7, você poderá trabalhar, estudar e morar em Portugal, inclusive, se elegível, levar sua família com você e com a possibilidade de solicitar a cidadania portuguesa após 5 anos residindo legalmente em Portugal.

Quem pode aplicar para o Visto D7:
- Aposentados
- Pensionistas
- Titulares de rendimentos advindos de, por exemplo, aluguéis, direitos autorais, aplicações financeiras e lucros e dividendos de empresas
- Ministros do culto, ou que exerçam profissionalmente atividade religiosa ou então sejam membros de instituto de vida consagrada
Com o Visto D7 você pode:
- Morar em Portugal
- Estudar
- Trabalhar
- Viajar pela Europa
- Se elegíveis, seu cônjuge e filhos poderão se juntar a você
- Após residir legalmente 5 anos em Portugal, se for elegível, você poderá solicitar a cidadania portuguesa
Sobre o
Visto D7
O visto D7 é destinado às pessoas que possuem rendimentos passivos e, apesar de ser frequentemente chamado de visto para aposentados, ele abrange muitas outras situações e tipos de rendas. Além de aposentados, também podem obter esse visto, por exemplo, pensionistas, titulares de rendimentos decorrentes de aluguéis, direitos autorais, aplicações financeiras, lucros e dividendos de empresas, entre outros. Até mesmo ministros do culto ou que exerçam profissionalmente atividade religiosa ou ainda membros de instituto de vida consagrada podem ser elegíveis ao visto D7.
Ao obter esse visto você poderá solicitar a autorização de residência e, consequentemente, estudar, trabalhar e morar em Portugal, como também, os seus familiares diretos poderão solicitar o reagrupamento familiar para se juntarem a você. Além disso, após 5 anos residindo legalmente em Portugal, se você for elegível, poderá solicitar a cidadania portuguesa por tempo de residência.
Como solicitar?
O primeiro passo para solicitar o seu visto é preparar todos os documentos e formulários exigidos. Entre esses documentos estão: documentos de identidade, declaração de imposto de renda, atestado de antecedentes criminais, comprovante de alojamento, comprovantes do pagamento das taxas e todas as demais evidências necessárias para comprovar que você cumpre todos os requisitos.
Também será necessário providenciar uma conta bancária em Portugal e a comprovação de uma renda mínima. Quanto à renda mínima, há um valor estipulado por mês de acordo com o salário mínimo de Portugal e esse valor varia conforme a quantidade de familiares que irão se juntar a você. Você pode comprovar a renda através de comprovantes da sua aposentadoria e/ou dos seus rendimentos. Quanto mais recursos você puder comprovar, maior será sua chance de ter o visto aprovado.
Após providenciar todos os documentos, o próximo passo é solicitar o visto no centro de processamentos do país de aplicação. No Brasil, o centro de aplicação de visto oficial do Governo de Portugal é a VFS Global. Para isso, pode entregar a sua solicitação e documentos pelos correios ou então agendar um horário para a entrega em mãos na VFS Global que tem jurisdição onde você reside. Certifique-se de que a documentação está completa, devidamente preenchida e organizada, pois, processos incompletos não serão aceitos.
Após a solicitação, você poderá acompanhar o status de sua análise no site da VFS Global. Uma vez que uma decisão for tomada pelo Consulado ou Embaixada, você receberá um e-mail com o resultado da análise e poderá retirar seu passaporte no centro de aplicação de vistos ou ele será enviado a você por correio.
Por fim, chegando em Portugal, para se tornar oficialmente um residente no país você deverá solicitar a sua autorização de residência no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), onde irá entregar sua documentação e fazer uma entrevista pessoal. Essa autorização de residência pode ser renovada periodicamente e, após 5 anos de residência legal em Portugal, se for elegível, você poderá então solicitar a cidadania portuguesa e ter todos os benefícios de um cidadão português.
Como podemos ajudar?
Se você deseja morar em Portugal pela rota do visto D7, saiba que nós podemos te ajudar organizando e facilitando todo o processo, inclusive para os seus familiares, se for o caso.
Ao agendar uma consulta com a nossa equipe iremos orientar tanto na solicitação do visto quanto na solicitação da autorização de residência. Ajudaremos a abrir sua conta bancária em Portugal, na preparação dos documentos, agendamento na VFS Global e tudo o mais que for necessário no seu processo de visto, além de conferir toda sua documentação e informações, evitando qualquer dúvida ou erro, pois, com um profissional orientando, o processo fica muito mais fácil e seguro.
Mesmo que você não se encaixe nos critérios do visto D7, não se preocupe! Existem diversas outras rotas que permitem trabalhar, estudar e morar em Portugal. Agende uma consulta com a gente para podermos estudar seu caso e ajudar a encontrar a melhor rota para você.